sábado, 4 de agosto de 2012


Ouro, prata ou bronze?

O clima das eleições municipais esquentou de vez em São Miguel dos Campos. A partir deste sábado, dia 04 de agosto, a jornada das duas maiores forças políticas do município estarão com a missão de impressionar a população miguelense levando às ruas o maior número de correligionário possível.

A coligação “A força que vem do povo”, encabeçada pelo atual prefeito e candidato a reeleição George Clemente, deu o pontapé inicial à jornada política que, sem dúvida alguma, causa maior frisson nos miguelenses do que os jogos olímpicos realizados em Londres. 

De acordo com um site local, a carreata realizada no dia de hoje (04/08) mobilizou cerca de dois mil veículos que percorreram as principais ruas de nossa cidade. Bom, se foi isso tudo eu não posso assegurar, mas que a movimentação de motos, carros e caminhões foi intensa, isso sim, não há como negar. 

Muitas autoridades políticas de nosso Estado deram o ar da graça, entre elas o sempre polêmico ex-presidente e atual senador da República por Alagoas, Fernando Collor.

Para completar a agenda política desse fim de semana, a coligação “Esta é a São Miguel que queremos” que tem como ícone principal o ex-prefeito Nivaldo Jatobá, realizará neste domingo, dia 05 de agosto, o que já denominam como sendo a maior caminhada de todos os tempos (apesar de que essa prerrogativa já foi requerida pela carreata do 40).

O que nos resta agora é aguardar para ver se nossa cidade vai cantar mais alto “...é o 15 que é bom” ou “George, o meu prefeito é você...”. Claro que correndo por fora existe o único candidato que realmente já está totalmente apto para disputar as eleições desse ano. Falo do advogado Salustiano.

A exemplo das modalidades dos jogos olímpicos, temos já definidos os três finalistas. A decisão está marcada para o dia 07 de outubro. Ai, saberemos quem ficará com o ouro, a prata ou o bronze. Só mais um detalhe, nesse caso, quem define a colocação de cada “atleta” é você, caro (e)leitor. 

Wallace Gabriel


Gays publicam cartilha proibindo voto 

em evangélicos


Uma cartilha que avalia candidatos e partidos políticos pelos homossexuais foi elaborada e divulgada na internet. Batizado "Cartilha LGBT para as Eleições 2012/2014", o material é assinado por membros da LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transexuais e Transgêneros) Brasil. O material está sendo divulgado pelo Facebook e Orkut.

Segundo a cartilha, candidatos do PR não devem receber votos dos homossexuais, pois o partido pertence a um grupo que deve ser "combatido pelos LGBT". "A maioria de seus membros tem posições conservadoras e são contrários a qualquer extensão dos direitos dos LGBTTs, com participação de 11 de seus 36 deputados federais na Frente Parlamentar Evangélica", relata um trecho da publicação. Fazem parte do partido o senador Magno Malta (PR-ES) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), citados como os principais articuladores de propostas que prejudicam os gays.

O mesmo vale para o PP. A cartilha cita que "embora o partido tenha apenas 2 deputados na Frente Parlamentar Evangélica, a grupo oferece espaço para nomes como Afanásio Jazadji16 e também tem sido uma opção eleitoral para candidatos homofóbicos." Deste partido fazem parte os deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Paulo Maluf (PP-SP).

Ausência de representação política

Álvaro de Lima Oliveira, 38, foi uma das pessoas que ajudou a escrever o documento. Oliveira, que é medico e vive em Guaxupé (MG), disse que contou com outros membros da comunidade na elaboração do trabalho que foi feito todo pela internet.

A ideia de produzir um material que orientasse a comunidade LGBT na hora de escolher seus candidatos surgiu a partir da ausência de uma representação política para esse público. "Todos conhecem a bancada evangélica, mas ninguém sabe quem faz parte da bancada de livre expressão sexual", disse Oliveira.

Dicas de como identificar um político que apoia as causas LGBT e de como votar bem, na ótica do movimento, ocupam parte das 37 páginas da cartilha. Uma avaliação detalhada de cada partido foi feita, sendo que 12 deles são citados de forma negativa, por supostamente atuarem contra as lutas do grupo.

Outro lado

O deputado federal Jair Bolsonaro disse que se sente "orgulhoso" por fazer parte da lista dos políticos não recomendados pelo movimento. Magno Malta informou que irá pedir a retirada do seu nome. Anthony Garotinho e Maluf preferiram não se pronunciar sobre o assunto.

O trabalho foi lançado em março e os autores não têm estatísticas de visualizações do mesmo, todavia, afirmam que a página criada no Facebook para divulgar o trabalho já conseguiu alcançar mais de 62 mil pessoas.

FONTE: www.patiogospel.com.br


Galvão Bueno perde a esportiva e discute ao vivo.


O apresentador Galvão Bueno passou por uma saia justa durante a apresentação do programa “Conexão Sportv” desta quarta-feira (1), direto de Londres, quando recebia como convidado Marcus Vinícius Freire, ex-jogador de vôlei e atual superintendente do Comitê Olímpico Brasileiro.

Durante o início do programa, quando Galvão anunciava o convidado, o comentarista Renato Maurício Prado pediu ao apresentador que repetisse um suposto comentário que teria feito nos bastidores a respeito da seleção olímpica brasileira de vôlei de 1984 – da qual Marcus fez parte.

Segundo Prado, Galvão teria dito que a equipe só conseguiu a medalha de prata nos Jogos de Los Angeles devido ao boicote dos países do bloco socialista.

O comentário deixou Galvão extremamente irritado, que retrucou: “Isso é uma coisa que você não pode dizer. Tem milhões de pessoas assistindo do lado de lá, e eu jamais disse isso. Você foi extremamente deselegante. Diga, por favor, que é uma brincadeira”, disse o apresentador.

A discussão durou cerca de dois minutos, com a tentativa frustrada de aperto de mão, até que os ânimos se ‘acalmassem’.

Assista o Vídeo:



Fonte: Folha.com

Só mesmo com Pena Capital

Na poderosa China, como em todo lugar deste mundo, sempre é possível encontrar um jeito de roubar o Estado. Mas lá, quando pego, o cara é fuzilado, sobrando para a família ter que enfrentar uma fila de banco para pagar alguns poucos centavos da bala gasta no fuzilamento. Dizem que lá assim funciona. Mas para o Brasil, diante das nossas concepções espirituais e religiosas, volto aqui a propor uma solução imbatível, mais severa que a pena capital chinesa. Para efetivo combate à roubalheira praticada por nossas elites, por mais de 500 anos envolvidas em gatunagens das mais variadas e criativas, urge tentar implantar uma pena muito radical, uma Pena Capital. Calma. Não é o que vocês estão pensando. A nossa seria sem sangue. Na verdade, seria mais temida do que a chinesa, pois que seria a Pena Grana. Explicando melhor, todo indivíduo pego em roubalheira e/ou qualquer tipo de trapaças e favorecimentos, se condenado, após rápido julgamento (próximo ao sumário julgamento chinês), o desgraçado teria que reembolsar ao Estado tudo que roubou, a valores atualizados e com multa. Se for policial ou magistrado, a multa seria multiplicada por dois. Caso seja necessário mais dinheiro para completar o montante devido ao Estado, se pegaria da grana e dos bens existentes na família do condenado, inclusive dos pais, filhos, irmãos, tios e tias, até completar o valor devido. Se ficarem sem nada e na pobreza total, eles passariam a ter o direito oficial de mendigar. Semelhante lei se aprovada (na democracia, nunca seria) por certo que poria fim na velha roubalheira das elites. Sem dúvida nenhuma.

Welinton Naveira e Silva






A revista norte-americana "Vanity Fair" convidou o cirurgião plástico David Hidalgo para analisar fotos de diversos chefes de Estado e apontar aqueles que passaram por tratamentos estéticos. O resultado? A presidente Dilma Rousseff foi quem ganhou a nota máxima pela perfeição dos procedimentos feitos em seu rosto. "Ela aparenta muito bem. Parece que ela fez um lift no rosto e seus olhos permaneceram bem conservados", comentou o Dr. Hidalgo.

A revista aponta o lift da presidente como sendo total, além de ter passado por um tratamento nos dentes, ter adotado um corte de cabelo mais moderno e abandonado o uso de óculos. "A repaginação de Dilma teria se inspirado no visual chique da estilista Carolina Herrera", escreveu a publicação.
Dilma já havia assumido ter se submetido a uma bioplastia de rejuvenescimento, um procedimento sem cortes que ameniza marcas do envelhecimento.
Outros líderes que apareceram na lista da "Vanity Fair" foram o italiano Silvio Berlusconi, o líbio Muamar Gadafi, o norte-coreano Kim Jong-Un, a argentina Cristina Kirchner, o russo Vladimir Putin e o chileno Sebastián Piñera.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SOU OPOSIÇÃO


Uma das marcas registradas desse blog são as publicações que apresentam opiniões sobre determinados acontecimentos de nossa cidade. Matérias como “15 ou 40?”, “Seja Crente, Mas Vote Consciente”, “Uma Igreja Imparcial”, “Mera Coincidência (?)” entre outras, causaram em nossos leitores reações das mais variadas que se possa imaginar. Tenho recebido elogios, ofensas e recomendações do tipo: “Wallace, cuidado!”. Até entendo que por vezes deixei aflorar meu lado PSOL, mas ainda não encontrei em meus textos nenhuma vírgula que tenha sido incompatível ou incoerente com a realidade de nosso município, ainda que seja consciente que nem tudo o que se imagina pode ser descrito nas redes sociais ou em qualquer meio de comunicação, de forma irresponsável e inconsequente.

A propósito, ao ler o que escrevo algumas pessoas me perguntam se sou oposição ou situação. A resposta é fácil, sou oposição. Oposição à falta de respeito com o funcionário público quando esse é tratado como tem sido os professores das universidades no Brasil em greve há quase 80 dias. Oposição à farra que se faz com dinheiro público. Com os valérios, cachoeiras e afins. Oposição às câmaras legislativas de muitos municípios que, a exemplo do que aconteceu em Rio Largo, apenas aprovam tudo que vem do executivo se isso lhes trouxer algum benefício financeiro. Sou oposição ao desrespeito que se constrói a uma pessoa aqui em São Miguel dos Campos se essa afirmar que é 15 ou 40. Me oponho a taxa elevada que pagamos todos os meses na conta de energia (herança da maioria dos atuais vereadores). Sou oposição à censura, a falta de liberdade de expressão a título de ficar marcado para sofrer perseguição política ou só Deus sabe o que mais. Me coloco contra o pensamento alienado de tantos que gritam: sou “isso” ou sou “aquilo” sem nem saber o porquê da afirmação. Sou oposição à falta de consideração de alguns bancos de nossa cidade com seus clientes, fazendo-os enfrentar horas a fio em filas que mais parecem campos de concentração. Protesto ter que acordar de madrugada se quiser ser atendido ou quem sabe pegar uma ficha para um especialista daqui há dois ou três meses por uma cooperativa de plano de saúde que recebeu meu pagamento antes mesmo de me atender. Sou oposição a líderes religiosos que ensinam a seus fiéis que não vendam seus votos, mas, para atender interesses pessoais vendem o rebanho para o candidato que pagar mais por cabeça. Sou contra a complacência da legislação em relação aos crimes cometidos por adolescentes que roubam, estupram e matam na certeza de que não terão a penalidade devida ao crime que cometeram.

São essas algumas das situações que enfrentamos no dia a dia. Não tenho a mediocridade que de opor a esse ou aquele candidato apenas por ter, como dizia Raul Seixas, aquela velha opinião formada sobre tudo. O que vemos é que grande parte dos devotos de São PMDB ou de Frei PSB não discutem ideologias, fatos, princípios (deixo claro que nesse contexto também existem pessoas de extrema competência. Pra esses, independente de opção partidária, eu tiro o chapéu). Na verdade, brigam apenas por rixas pessoais e rancores por ter perdido a “boquinha” quando um ou outro partido tomou posse do poder. Na verdade, não querem o melhor pra São Miguel, mas para o seu mundinho. São pessoas que não possuem competência em nenhuma área do saber e veem como única alternativa de projeção na vida um favor que possam ganhar do padrinho político que apoiam.

Um amigo meu contou uma resenha que ilustra com precisão essa realidade que tenho descrito. Certo prefeito foi para um evento e levou seu puxa saco de estimação.. Ao chegar, logo dezenas de pessoas cercaram a autoridade política. No calor da emoção por ver sua popularidade em alta, o prefeito liberou um peido sonoro. Para evitar o vexame público do mandatário, o puxa saco bateu a mão na barriga, assumiu o peido e pediu desculpa por não ter conseguido segurar o flato. 

Apesar de parecer piada, aqui pra nós, você deve conhecer pessoas com esse perfil. Acredito que enquanto lia esse causo sua mente fez uma varredura e encontrou pessoas com essa característica. Não quero com isso dizer que uma “mãozinha” não seja bem vinda em certas ocasiões. Lamento por nunca ter tido algum tipo de privilégio, desde que dentro da legalidade. Por outro lado, me orgulho em ter consciência que as minhas conquistas nunca tiveram como pré-requisito a bajulação. Admiro as pessoas que estão em eminência. As considero por entender que são dignas de honra e respeito. Agora, se passar por peidão para livrar a cara de alguém, tenha santa paciência! Como diria o estimado deputado Severino Cavalcante, prefiro me recolher a minha insignificância.

Wallace Gabriel

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

              Curiosidades das Eleições 2012 
         Quatro anos depois...
       
       Muitas coisas podem acontecer no período de quatro anos. Coisas boas e, inevitavelmente, coisas pouco ou nunca desejáveis. Tenho algumas recordações sobre fatos que marcaram a minha vida nesse último quadriênio (tão fácil dizer “quatro anos”, né? Mas é pra enfeitar um pouco) e sei que você poderia também fazer uma retrospectiva e visualizar fatos relevantes que marcaram sua vida nesse período. Uns engordaram, outros emagreceram. Tem quem foi promovido no trabalho e quem foi demitido. Há aqueles que vibraram pelos títulos de seu time enquanto outros choraram pela derrota e até rebaixamento (para a alegria dos flamenguistas de plantão, meu Vasco foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro em 2009). Bom, citei coisas triviais por não ter a intenção de destacar situações que nos trazem pesar, tristeza e outros sentimentos que não tenho interesse de despertar nos que leem essa matéria no momento.
           Pois bem, fato é que assim como acontece conosco, não seria diferente na vida dos candidatos que disputaram as eleições municipais de 2008 e estão na disputa também esse ano. Enumerar fatos nesse período em relação aos que foram eleitos não seria uma tarefa tão difícil, pois uma vez que se torna homem (gênero) público não se pode imaginar que as coisas fiquem na obscuridade. Elas sempre veem a tona, principalmente hoje, na era da informação (e da fofoca).
           Sabemos que esse blog não tem o interesse de apresentar curiosidades sobre personalidades miguelenses (se bem que seria uma boa ideia, afinal, temos muitos ilustres personagens tanto na nossa história antiga quanto na recente). Com isso, resolvemos visitar o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, para garimpar algumas curiosidades na “ficha técnica” dos protagonistas das eleições esse ano. Lá tem de tudo, de bicicleta com som a terreno em bairro nobre por apenas três mil reais. Vou dizer uma coisa pra você, se o que se informa fosse um classificado desses que existem em jornais impressos, seria o melhor lugar de se fazer compra.
           Sendo assim, resolvemos iniciar essa sessão de curiosidades analisando a evolução (ou não) patrimonial dos candidatos mais conhecidos, principalmente os vereadores candidatos a reeleição e os postulantes  a prefeito. Destaco que essas informações não são sigilosas, não fazem parte de nenhuma caixa preta e nem de dossiê armado para elevar alguém em detrimento de outro. São dados que os próprios candidatos declararam quando apresentaram suas candidaturas junto aos órgãos competentes. O que fizemos foi apenas fazer um comparativo do que foi informado nas eleições de 2008 e na atual. Vamos lá?


           De posse desses dados, podemos perceber que, a exemplo de nós, houve crescimento, estabilidade e, para alguns, perda de capital. Claro que o que se informa não tem caráter de declaração de imposto de renda, haja vista que alguns dos relacionados optaram por não apresentar alguma informação de bens e rendimentos. Mas, e você, quem escolheria para ter como modelo de prosperidade financeira dentre os que foram citados? Escolheu alguns? Prefere não escolher? A verdade é que com trabalho, dedicação, planejamento e, uma boa pitada de sorte, quem sabe daqui a quatro anos você também não chega lá. Me deseje o mesmo, viu! Pois, como diria a Adelaide (personagem de Rodrigo S’antana, no Zorra Total)  “quero que Deus te dê em dobro tudo aquilo que você me deseja (deu)”.
Wallace Gabriel